O Que Devo Pregar?


O que eu devo pregar?

Esta é uma pergunta que vem na cabeça de todo pregador que recebeu um convite para trazer um sermão no domingo ou num evento especial da igreja.

Isso me faz lembrar  de minha mãe quando se preparava para iniciar o almoço. Ela saia sempre com  uma pergunta: – O que eu faço pro almoço de hoje?

Aqui na minha casa é uma luta todo dia antes do  almoço, eu ouço a mesma frase do tempo da minha mãe: o que eu faço pro almoço?

O tempo passou, minha mãe já não está mais com agente e minha esposa começou a trabalhar fora e por varias vezes me pediu para fazer o almoço para ela.

É incrível! Mas lá estava eu a pensar no que fazer para o almoço.

Em primeiro lugar quis saber o que minha família queria almoçar. E é claro cada um queria uma coisa diferente. Não dava para satisfazer a todos ao mesmo tempo. Então pensei o que eu gostaria de comer. E fiz. Foi um sucesso!

O interessante no processo do cozinheiro fazer o que ele quer comer é, que, ele faz com prazer e vai experimentando o tempo todo e colocando os temperos e molhos necessários para alcançar o ponto ideal. Ao ser servida a comida, logo vem os elogios, oh! Que delicia!

O mesmo acontece com o preparo do sermão. Enquanto ficamos preocupados com o que pregar para agradar a esse ou aquele membro não vai fluir o menu.

Mas se nos propusermos a preparar um sermão que se encaixa com a nossa vida, com os nossos defeitos, com os nossos desejos, nossos objetivos, nossa necessidade de busca e de crescimento espiritual pode  ter certeza o sermão será uma “delicia” e alimentará a todos quantos o ouvirem, e ainda dirão: Que palavra boa o senhor pregou hoje para mim!.

Assim como os melhores restaurantes servem comidas gostosas e saborosas porque o “Chefe” já as provou antes, assim também é com os pregadores, só conseguirão chegar aos corações mais endurecidos se estiverem falando de si mesmos e falando  algo que já viveram  ou estão vivendo.

Então não se esqueça! Ao invés de se perguntar: o que vou pregar para a igreja? Se pergunte, o que eu quero ouvir de sermão na igreja? E terá a sua resposta para o titulo do teu sermão.

Pr. Silvano da Silva Reis.

Conheça também o curso de oratória  e o curso de como preparar sermão do autor.  Deixe seu comentário.

Visite o site: http:/www.teologiafacil.com
Por favor caso queira copiar o artigo pode. Mas cite o autor e a fonte.

Deixe seu comentário.

Esse post foi publicado em Dicas Para Pregadores e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para O Que Devo Pregar?

  1. NEUSA MARIA SOUZA DE CARVALHO disse:

    Parabéns, Pastor!
    Como dona de casa, também já me vi várias vezes na situação de não saber o que fazer para o almoço.
    Como serva do Senhor, sempre que me convidam para pregar, fico inquieta, indecisa, temerosa. Esse artigo me será de grande valor.
    Obrigada, professor!

  2. Wellinson disse:

    Muito bom esse explicaçao pelo fato ser muito simples para o entendimento. Nao é necessario ler um grande livro para saber fazer algo como uma pregaçao.
    Lendo esse texto podemos ver que a pregaçao nao é um “bicho de sete cabeças”, é apenas algo que, como o texto diz, estamos vivendo.

  3. Pingback: Como Escolher um Texto para Pregar | Escola Para Pregadores

  4. Nilton Barros disse:

    Ah!!! gostei muito das intruções, achei interesante a sua experiência com o almoço. Como Pastor e pregador aprendo e concordo que a mensagem tambem tem que falar com o pregador, ou melhor primeiro com ele, essa foi 10!!!

Deixe um comentário

