O Sermão e Seu Propósito


o que foi que ele disse?
O Sermão e Seu Propósito.
Escrito por pastor Silvano Reis

Quem nunca saiu de um culto sem entender direito o que o pregador queria dizer.
É comum as vezes alguns irmãos perguntarem uns aos outros, mas o que foi mesmo que ele pregou? Sobre o que Ele Falou?
Isso acontece porque o pregador ministrou durante trinta, quarenta minutos ou mais vários assuntos desconexos e para completar, sem ter a menor idéia de como encerrar o sermão.
“Durante a mensagem quem esta ouvindo, fica o tempo todo se perguntando:” a onde ele quer chegar?” e depois de muito Blá-Blá-Blá, ufá! Terminou! Mas o que foi mesmo que ele disse?
Você ficou sem resposta. Os demais ouvintes também. Duas coisas aconteceram ao fim da pregação. Você ficou com a sensação de que foi enrolado e o pregador ficou com a sensação do dever cumprido.

O que pode ser feito diante disso? Bem se você for o ouvinte, pode enviar ao pregador esse artigo e se você é o pregador pratique as dicas a seguir:

1- Passe a preparar suas mensagens antes de ir para o púlpito prega-las. Há muitos pregadores que pensam que preparar uma mensagem antecipadamente vai tirar a liberdade do Espírito Santo atuar na hora a pregação. Fique tranqüilo isso não vai acontecer. Pelo contrario o Espírito Santo te fará lembra de tudo que preparou.

2- Antes de sentar-se para preparar o sermão, o pregador deve se perguntar: Qual o meu propósito com esse sermão? O que espero que aconteça com aqueles que ouvirão esta mensagem?
Antes de subir ao púlpito, o pregador deve ter clareza e certeza do que deseja passar aos ouvintes. Deve afastar todo o risco de ambigüidade e seguir uma rota segura. Tendo a consciência de que sua mensagem deve ter começo meio e fim.

Por que escolher um Propósito?
• Porque facilita a preparação do Sermão. Quando se tem um propósito, ele vai ajudar a determinar o texto bíblico, vai influenciar na escolha do tema vai delinear a ordem da pregação e ainda vai mostrar com concluir a mensagem.

• Porque o pregador deve estar consciente de que sua mensagem é apenas um meio e nunca um fim. Isso fará com que o pregador se comprometa com princípios éticos e busque encontrar formas coesas de levar seus ouvintes a terem um maior compromisso com Deus a fim de aumentarem sua fé num gesto de entrega e consagração.

Existem Diversos possíveis propósitos para um sermão, vejamos alguns.

1- Propósito Evangelistico
2- Propósito Doutrinário
3- Propósito de Alento Ou “Pastoral”
4- Propósito Ético
5- Propósito Devocional
6- Propósito de Consagração.

Vale a pena lembrar que os propósitos acima elencados são gerais, porem cabe ao pregador estabelecer ainda, propósitos específicos que queira alcançar. Tudo vai depender do momento que a igreja esteja passando ou das necessidades especificas dos cristãos numa determinada ocasião, por exemplo: Ondas de desemprego, moléstias, desvios doutrinários etc. É a partir desses acontecimentos que um pregador observador vai estabelecer seus propósitos para seus sermões. Nunca se esquecendo da Orientação do Espírito Santo que mostra as necessidades concretas do povo. Dessa maneira o pregador cada vez mais levará aos seus ouvintes sermões contextualizados e encontrará pela frente vidas sedentas pela Palavra, pelas verdades que Deus deseja ensinar de forma linear.

Ter um propósito é saber o que se vai pregar como será pregado (a ordem das informações) e como será concluído. Esses são princípios básicos na preparação de qualquer sermão

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas Para Pregadores e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O Sermão e Seu Propósito

  1. Pingback: 6 Passos Antes de Começar a Pregar |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s