Foi Deus quem Criou o Mal?


Foi Deus quem Criou o Mal?
Por Pr. Silvano da Silva Reis.

Uma Coisa é certa! Todos os que querem debater sobre a existência do Mal proveniente de Deus, se apegam ao versículo de Isaias 45,7 e a outros como Lm 3.37-38 e Amos 3.6. Contudo é preciso muito mais do que três versículos para determinar ou afirmar sem variação de duvidas que Deus é o autor do Mal.

Correndo os olhos pelos textos pode parecer à primeira vista e por dedução que Deus criou o mal.
Mas não é isso. Vejamos dois exemplos de deduções erradas.

Premissa 1- Deus Criou todas as coisas
Premissa 2- O mal foi criado
Resultado. Deus criou o mal.
Se Deus criou todas as coisas, também criou o mal. A dedução esta incorreta.

Premissa 1- Jesus é Deus
Premissa 2- Maria é a Mãe de Jesus
Resultado. Maria é a Mãe de Deus.
Se Jesus é Deus e Maria é a Mãe de Jesus então Maria é a Mãe de Deus. Dedução errada. Maria não é a Mãe de Deus.

O que precisamos entender é que o mal não tem uma existência própria, mas na verdade, é a ausência do bem. Em Hamartiologia, (Estudo do Pecado) se estuda que Deus fez todas as coisas boas. Dentre elas o Livre Arbítrio.

Uma das boas coisas criadas por Deus foram criaturas que tinham a liberdade em escolher o bem. Para que tivessem uma real escolha, Deus deveria permitir a existência de algo além do bem para escolher. Então Deus permitiu que esses anjos livres e humanos escolhessem o bem ou o não-bem.

Nas palavras do escritor Greg Bahsen. “Deus é bom, e criou criaturas boas com uma qualidade denominada livre arbítrio. Infelizmente, as criaturas de Deus usaram este poder, que é bom, para trazer o mal ao Universo. E como fizeram isso? Ao se rebelarem contra o Criador. Então, o mal surgiu do bem, não direta, mas indiretamente, pelo mau uso do poder bom chamado liberdade. Desta forma, Deus é responsável por tornar o mal possível, mas as criaturas livres são responsáveis por torná-lo real”.

A arvore do conhecimento do Bem e do Mal era dessa forma o instrumento usado por Deus para demonstrar ao homem que ele possuía alguma liberdade. A liberdade de desobedecer. Na realidade as Arvores, tanto do Conhecimento do Bem e do mal quanto a dá Vida eram Símbolos exteriores de algo que estava no interior do Homem.

Ao analisar isoladamente o versículo de Isaias realmente parece que Deus cria o mal, e podemos até certo ponto afirmar que criou. Mas não o mal no sentido de pecado, de desobediência. Nessa passagem de Isaias Mal tem o sentido de infortúnio, desventura ou dano. Deus havia permitido que eles fossem para o cativeiro para sentir a dor e voltar-se para Ele. C.S. Lewis declarou que “a dor é o megafone de Deus para advertir o mundo moralmente surdo”. È importante reafirmar que parte do mal é produto do bem e que Deus é capaz de extrair coisas boas do mal. Por isso muito dos males que acometem a humanidade é permissão de Deus.

Em Tiago 1.12 temos que “Ninguém ao ser tentado diga: sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta”. Tentar é levar alguém a fazer algo errado. E Deus Jamais levaria o homem a cometer o mal. O que Deus fez no Jardim do Édem foi provar o homem, pois a provação é a oportunidade que Ele dá ao homem de fazer a coisa certa.

Então podemos concluir dizendo que a palavra “mal” em Isaías 45:7 vem de uma palavra original que pode ter vários sentidos. Neste contexto e em outros onde Deus faz ou traz o mal, a palavra significa “calamidade” ou “punição”. É o oposto de paz.
Deus criou o mal? Sim, no sentido que um Deus justo e santo se afasta do pecador e o castiga por sua iniqüidade. Entretanto Deus jamais criou o pecado, e não tenta ninguém.

Deixe seu comentário.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s